• Sobre o D-Star
  • Como se Registrar
  • Registrar
  • Utilizando D-STAR
  • Repetidoras
  • ircDDB
  • HotSpot
  • Rádios e Manuais
  • Artigos
  • Links
  • DSTAR significa: Digital Smart Technologies for Amateur Radio sua tradução é perto de: Tecnologias Digitais Inteligentes para o Rádio Amador. Utiliza um protocolo desenvolvido pela J.A.R.L. (japonês) e a ICOM começou a fabricar os equipamentos utilizando esse protocolo.

    DSTAR é uma nova modalidade para radioamadores de transmissão digital onde permite a comunicação de Voz e Dados. Na pratica a comunicação em VOZ não é tão eficiente quanto a comunicação analógica, devido a perda do timbre da voz causado pela compressão utilizada no DSTAR, alem dessa modalidade exigir uma transmissão firme sem muitas variações para não perder os pacotes, mais por outro lado, por se tratar de sistema de comunicação digital permite que radioamadores utilizem muitas outras funcionalidades inovando o radioamadorismo.

    Essas inovações são: Permitir se conectar com repetidoras na rede mundial de DSTAR; Permitir chamar um amigo pelo indicativo, mesmo sem saber por qual repetidora ele esta (o sistema ira chamá-lo na ultima repetidora que ele utilizou); Conectar em salas de diferentes assuntos, linguagem e região, essas salas são conhecidas aqui no DSTAR como REFLETOR; Outra funcionalidade é a transmissão da posição através do GPS conectado ao radio (como no APRS, só que aqui no DSTAR é chamado de DPRS).

    No início desse texto quando eu disse que permite a comunicação de VOZ e DADOS no DSTAR eles são conhecidos como:

    DV (Digital Voice): Utilizado nos equipamentos de VHF e UHF, ou seja, a comunicação é transmitida com 3K6 para a VOZ e 1k2 para os dados e é possível utilizar os dois simultaneamente.

    DD (Digital Data): Utilizada apenas nos equipamentos de 1.2 GHz transmite dados até 128 Kbps. Permitindo ligar o radio IC-ID1 em um notebook e navegar pela internet.

    O investimento nos equipamentos para essa modalidade não são muito baratos, acreditamos que o investimento para instalar um DD em 1.2 GHz para se navegar a 128 Kbps não seja vantajoso, já que a cobertura do 1.2 GHz e a velocidade final desse tipo de comunicação será muito inferior a um 3G das operadoras de telefonia de hoje que possui um investimento inicial muito mais baixo que de um equipamento IC-ID1 e com uma cobertura nacional/mundial.

    As repetidoras de DSTAR funcionam com 2 equipamentos principais, ou seja, não é possível ter uma repetidora sem eles:

    Obs: tudo que foi dito acima é muito básico, para obter melhores informações acesse no menu ao lado "LINKS" e lá estão sites oficiais do DSTAR assim como os sites de clubes com muito mais experiência em DSTAR do que nós que estamos apenas começando, bem como temos equipamentos limitados, devido ao custo dos equipamentos, custo de importação, etc... Esses clubes normalmente já possuem o sistema DSTAR completo com todos os módulos e funcionando há muitos anos.

    Para começar a utilizar o DSTAR é necessário um simples e rápido registro. No menu ao acima localize o link "Registrar" onde está descrito passo a passo de como fazer o registro. Após o registro no link artigos localize um link "Como utilizar o DSTAR", leia atentamente para você saber utilizar os comandos necessários para se aproveitar ao máximo desta nova modalidade.