• Sobre o D-Star
  • Como se Registrar
  • Registrar
  • Utilizando D-STAR
  • Repetidoras
  • ircDDB
  • HotSpot
  • Rádios e Manuais
  • Artigos
  • Links
  • Rádios para DSTAR e Manuais...

    Frequentemente observamos amigos radioamadores em duvida de qual radio funciona com DSTAR. Segue abaixo os modelos, breves comentários e os respectivos manuais originais.

     

    MÓVEL:

     -- DUAL BAND:

     

    IC-2820H UT-123: Radio IC-2820H é o radio dual band TOP de linha da ICOM, radio muito robusto, completo, muitos canais de memória, sensibilidade, range de freqüência etc... Permite a utilização do DSTAR através do opcional UT-123. O UT-123 acompanha um receptor de GPS, permitindo pelo Display do IC-2820H verificar latitude, longitude e Altitude. Observação, o equipamento não possui software para navegação com nome de ruas etc... Através do GPS permite enviar as coordenadas pelos gateway de DSTAR como utilizado no sistema de APRS. É o radio mais recomendando para DSTAR por se tratar de um radio completo. Manual (clique aqui)

     

    ID-800H: Radio IC-800H é o radio dual band, porem só permite uma banda de cada vez, não mostra no display as duas banda. Permite todas as funcionalidades do DSTAR de fabrica, não depende de instalar nenhuma placa opcional. Manual (clique aqui)

     

    ID-880H: Radio IC-880H é o radio dual band, porem só permite uma banda de cada vez, não mostra no display as duas bandas. Permite todas as funcionalidades do DSTAR de fabrica, não depende de instalar nenhuma placa opcional e essa versão veio para substituir o ID-800H, permitindo acessos mais fáceis aos comandos do DSTAR. Manual (clique aqui)

     

    -- VHF:

    IC-2200H UT-118: Radio IC-2200H é o radio somente de VHF da ICOM, porem muito robusto, excelente radio. Para utilizar o DSTAR é necessário a utilização da placa UT-118. Permite utilizar todas as funcionalidades do DSTAR, sua única desvantagem é ser somente de VHF. Manual (clique aqui)

     

     

    -- SHF:

    ID-1: Radio para 1.2Ghz Digital (DSTAR) também permite utilizar em FM e transmissão de DADOS TCP/IP ate 192Kbps. Manual (clique aqui)

     

     

    HTs:

    -- DUAL BAND:

     

    IC-91A UT-121: Radio HT IC-91A depende do acessório UT-121 para utilizar as funcionalidade do DSTAR. Radio permite escutar duas freqüências simultaneamente, muito bom o range de cobertura das freqüências, sensibilidade, etc... Muitas pessoas reclamam do tempo de bateria desse HT, a bateria dura muito pouco. Manual (clique aqui)

     

    IC-91AD: Radio HT IC-91AD não depende de nenhum acessório para utilização do DSTAR, o HT vem de fabrica pronto para o DSTAR. Radio permite escutar duas freqüências simultaneamente, muito bom o range de cobertura das freqüências, sensibilidade, etc... Muitas pessoas reclamam do tempo de bateria desse HT, a bateria dura muito pouco. Manual (clique aqui)

     

    IC-92AD: Radio HT IC-92AD não depende de nenhum acessório para utilização do DSTAR, o HT vem de fabrica pronto para o DSTAR. Radio permite escutar duas freqüências simultaneamente, muito bom o range de cobertura das freqüências, sensibilidade, etc... Esse novo modelo possui um microfone com GPS muito interessante, pois permite através do HT enviar as coordenadas do GPS pelos gateway de DSTAR como utilizado no sistema de APRS. A ICOM nesse modelo resolveu o problema do tempo da bateria. Atualmente é o HT mais indicado e TOP de linha da ICOM. Manual (clique aqui)

     

    IC-80AD: Radio HT IC-80AD não depende de nenhum acessório para utilização do DSTAR, o HT vem de fabrica pronto para o DSTAR. Radio não permite escutar duas freqüências simultaneamente, ou seja, somente uma no display, muito bom o range de cobertura das freqüências, sensibilidade, etc... Esse novo modelo possui um microfone com GPS muito interessante, pois permite através do HT enviar as coordenadas do GPS pelos gateway de DSTAR como utilizado no sistema de APRS. Manual (clique aqui)

     

    -- VHF:

    IC-V82 UT-118: Radio HT IC-V82 somente de VHF depende do acessório UT-118 para se utilizar o DSTAR. Sua principal desvantagem é de só operar uma única banda. O radio em si custa barato, porem a placa UT-118 elevam muito o preço inviabilizando o investimento. Manual (clique aqui)

     

    -- UHF:

    IC-U82 UT-118: Radio HT IC-U82 somente de UHF depende do acessório UT-118 para se utilizar o DSTAR. Sua principal desvantagem é de só operar uma única banda. O radio em si custa barato, porem a placa UT-118 elevam muito o preço inviabilizando o investimento. Manual (clique aqui)

     

    ID-31A: Radio HT ID-31D não depende de nenhum acessório para utilização do DSTAR, o HT vem de fabrica pronto para o DSTAR. Sua principal desvantagem é de só operar uma única banda somente em UHF. O radio em si custa barato. Manual (clique aqui)

     

    Artigo postado por: PY2PE

  • Configura??o de Repetidota no Radio IC-2200
  • Novas fun??es no MENU dos Radio DSTAR...
  • Como se Registrar para falar na Rede DSTAR do mundo todo
  • Reflector Brasileiro REF018
  • Aplicativos p/ serem usados com DSTAR ou Programar os Radios
  • Sobre D-VAP
  • Como instalar o GATEWAY para D-STAR